- Com esta série não é pretendido fazer história, mas sim é visado, ao lado das imagens, que poderão ser úteis aos leitores, a sintetizar em seus acontecimentos principais a vida da antiga Vila dos Pescadores e da Cidade de Porto Alegre inserida na História.

Não se despreza documentos oficiais ou fontes fidedignas para garantir a credibilidade; o que hoje é uma verdade amanhã pode ser contestado.

A busca por fatos, dados, informações, a pesquisa, reconhecer a qualidade no esforço e trabalho de terceiros, transformam o resultado em um caminho instigante e incansável na busca pela História.

Dividir estas informações e aceitar as críticas é uma dádiva para o pesquisador.Este blog esta sempre em crescimento entre o Jornalismo, Causos e a História.Haverá provavelmente falhas e omissões, naturais num trabalho tão restrito.

Qualquer texto, informação, imagem colocada indevidamente, dúvida ou inconsistência na informação, por favor, comunique, e, aproveito para pedir desculpas pela omissão ou inconvenientes.

(Consulte a relação bibliográfica e iconográfica)

Poderá demorar um pouquinho para baixar, mas vale à pena.

vilaguaiba@gmail.com

quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Século XXI

Villa Guayba Inserida na História


Século XXI.

Hábitos

2000
O Mundo não acabou

- No século XXI a comunidade da Vila Guaíba (antiga Vila dos Pescadores) passa por um processo de reciclagem e urbanização, deixando de ser exclusivamente uma “vila de pescadores”, e esta totalmente inserida, integrada ao Bairro Assunção e seus bairros limítrofes Tristeza e Cristal.

- Ao longo das últimas três décadas, muitos dos moradores fundadores da antiga Vila dos Pescadores ainda se dedicam à pesca, enquanto outros buscaram trabalho em outras áreas, em especial no setor de serviços, principalmente nos clubes náuticos da região (pela experiência)

- A Vila dos Pescadores ainda guarda a “Cultura das Águas” (Gomez 1995), trazidas pelos pescadores de seus locais de origem nos idos dos anos 1940 e antes disto pela tradição da cultura lusitana.

- A tradição das águas, o cultivo da pesca feita com tarrafas, espinhéis e redes, os cuidados com o caíque, a limpeza e o preparo do peixe. São hábitos inerentes e peculiares que, em maior ou menor grau, diversas pessoas que moram na Vila dos Pescadores mantém vivos (Fernando Rosa da Rosa – 2009).

- Para a cidade do século XXI, através do Plano Diretor de Porto Alegre, cria um traçado para o futuro da região da Zona Sul que compreende a Vila Assunção e por ligação a Vila Guaíba (antiga Vila dos Pescadores) e outras, chamada de Cidade Jardim, onde será mantida a baixa densidade de população, casas, prédios de até 3 andares e áreas verdes.

- A Vila Guaíba (antiga Vila dos Pescadores) passa por revitalização de suas vias, residências e estruturas, seguindo padrões estéticos estabelecidos, dentro das transformações por que passa Porto Alegre.
O atendimento da comunidade através da associação e entidades se tornou prioridade número 1” (um) para suprir ou atenuar carências.
O atendimento é aberto não só aos seus moradores da comunidade, mas a todos que nos procuram, principalmente nossos vizinhos do Condomínio Residencial Poente do Guaíba, da Vila dos Sargentos de todo o Bairro Assunção, todos somos parceiros.

- São realizadas atividades integradas entre as associações da Vila dos Sargentos, da Vila Assunção e bairro Tristeza, com a participação da Prefeitura de Porto Alegre.

A Comunidade da antiga Vila dos Pescadores participa de todas as transformações em sua cidade.

A burguesia RE-descobre a Zona Sul
Depois de suas chácaras e estação de veraneio, a Zona Sul é abandonada, ocupada praticamente pela colônia rural, atualmente a região se torna uma área atraente com sua proximidade do Guaíba e sua franca urbanização, com grandes avenidas e infra-estrutura privilegiada, são construídos condomínios e residências maravilhosas em seus morros e suas encostas, para vislumbrar o belo visual do horizonte e o “Pôr-do-Sol”. O valor dos imóveis dispara, junto com os bairros Moinhos de Vento e Bela Vista.

- A Zona Norte (a entrada da Cidade e sua região industrial) e a Zona Sul (com sua qualidade de vida e os caminhos rurais) são as regiões mais desenvolvidas em Porto Alegre, e continuam em franca expansão, hoje com seus centros comerciais e industriais consolidados, distribuídos por moradores de todas as classes sociais, são as regiões com melhor infra-estrutura da cidade.

- Zona Leste, mesmo sendo a região mais antiga da cidade, não acompanhou o desenvolvimento de outras regiões, é densamente povoada, mas pouco desenvolvida, existem pólos comerciais, seu crescimento não é ordenado.

- A Rua Carlos Chagas e adjacências é o novo “point” de Porto Alegre, das grandes boutiques e lojas especializadas, bares e restaurantes chiques, a burguesia assume este recanto da cidade junto com a Avenida Goethe no bairro Moinhos de Vento, transferindo o “glamour” da Rua 24 de Outubro que ainda é um grande elemento por ser paralela a Rua Padre Chagas.

Porto Alegre é cheia de mistérios que não se revelam, tem que se descobrir.

Em 2000, em Porto Alegre, a população chega a 1.360 milhões de habitantes, 82% brancos, 8% mestiços, 8% negros, 2% índios e asiáticos, mas bem abaixo dos 4 milhões projetados pela ONU na década de 1980. Já a Região Metropolitana cresceu acima de sua capital, passando dos 2 milhões de habitantes.

Em 2001, em Porto Alegre, é inaugurado o monumento aos dois grandes poetas nacionais Carlos Drummond de Andrade e Mario Quintana, localizada na Praça da Alfândega junto a Rua da Praia. Obra de Xico Stockinger, em uma representação ousada, feita em bronze, destacam os dois poetas em pé e o outro sentado em um banco.

De 23 a 29 de janeiro de 2001, em Porto Alegre, é realizado o 1º Fórum Social Mundial, durante o governo estadual de Olívio Dutra do PT (Partido dos Trabalhadores) em contraponto ao Fórum de Davos na Suíça (do grupo do G-8) países mais industrializados, onde a prerrogativa é:
Um mundo novo é possível

- O evento abrange toda a orla do Guaíba (do Centro a Zona Sul) e na PUC/RS, o maior evento realizado em Porto Alegre após a Exposição Farroupilha de 1935, mais de 20 mil pessoas de fora da cidade e convidados do mundo, participaram do evento e das plenárias.

A possibilidade de um mundo novo começa em Porto Alegre

Em 2002, em Porto Alegre, o Projeto de Lei para a “regulamentação do turismo náutico”, já assinado pelo prefeito José Fogaça. Esta é a primeira iniciativa do poder público municipal para a regulamentação da atividade profissional e econômica de interesse turístico que existe há cerca de 50 anos na Capital, “os passeios de barco no Guaíba”. Com a participação dos proprietários de barcos de turismo, e caberá a Secretaria Municipal de Turismo regular e qualificar o serviço, com a criação de plataforma de embarque com sanitários, sistema de bilhetagem única, a introdução de horários e valores fixos para o passeio e adoção de seguro obrigatório para os usuários.

Em 20 de maio de 2002, em Porto Alegre, o prefeito José Fogaça assinou o financiamento para o maior e mais ambicioso projeto ambiental, o PISA – Projeto Integrado Sócio Ambiental que irá ampliar a capacidade de tratamento de esgotos na cidade dos atuais 27% para 77%, beneficiando diretamente 295 mil habitantes, especialmente com a redução no tratamento de água e a retomada da balneabilidade de grande parte das praias do Guaíba. A comunidade residente do entorno do Arroio Cavalhada, contemplada pelo projeto por meio de reassentamento e novas moradias; com financiamento do BID, CEF e contrapartida da Prefeitura, total R$ 586,7 milhões.

Em 07 de julho de 2002, em Porto Alegre, é fundada por André Torelly, 28 anos e outros, a Federação do Stand Up Paddle do Rio Grande do Sul, o esporte consiste em se equilibrar em pé em uma prancha (maiores que a de surf, mas de mesmo material), utilizando um remo como leme (paddle em inglês, que deve ter um palmo além da cabeça do praticante), para direcionar a prancha, esporte que está iniciando sua prática em Porto Alegre sobre o Guaíba.

- Esta modalidade esportiva é praticada nas águas do Guaíba em frente à Vila Guaíba (antiga Vila dos Pescadores).

Em 01 de janeiro de 2003, no Brasil, Brasília (DF), Luiz Inácio Lula da Silva
(01.01.2003-01.01.2007), trigésimo quinto presidente da República, pernambucano, Partido dos Trabalhadores – PT, vice José Alencar.
Sua posse no distrito federal é de comoção nacional, Fernando Henrique passa a faixa presidencial no parlatório no Palácio do Planalto diante de milhares de pessoas.
Pela primeira vez, um operário chega à presidência no Brasil, muito choro de todos.
O governo Lula será cheio de conquistas e escândalos, corrupção e desmandos, mas a economia estará bem, e, o povo e empresariado satisfeito.           
“É Lula lá”.

Em 2003, em Porto Alegre, é inaugurado o Shopping Total, criando um novo conceito de venda e apresentação, na Avenida Cristovão Colombo na antiga instalação da Cervejaria Bopp (1911) e depois Brahma (1946), preservando as estruturas arquitetônicas idealizadas pelo arquiteto Theodor Wiederspahn e construindo outras para o empreendimento.

Em 2004, na Vila Guaíba, a comunidade sente as conseqüências de um ciclone extratropical chamado de “Catarina” com ventos de até 150 km/h, a tempestade com ventos fortes passou por Porto Alegre que fica as margens do Lago Guaíba, a tempestade provocou grandes estragos na cidade.
A tempestade seguiu para o litoral norte do Rio Grande do Sul e sul de Santa Catarina, danificando mais de 20 mil casas e infra-estrutura, fato inédito para o Brasil.

Em 2007, em Porto Alegre, a estátua do Laçador é transferida da Avenida Farrapos para a Avenida dos Estados, para o sítio “O Laçador”, em frente ao antigo terminal do Aeroporto Salgado Filho. O sítio tem seis espaços diferenciados, com as cores do Rio Grande do Sul, em quatro mil m2 de área. A estátua permanece num espaço elevado, denominado em Coxilha do Laçador. Encontra-se sobre um pedestal de granito de 2,1 metros (Obs.: - este cronista estava lá, com sua irmã e o Taylor).

Em 01 de janeiro de 2007, no Brasil, Brasília (DF), Luiz Inácio Lula da Silva (01.01.2007/ 01.01. 2011) assume a presidência da República sendo reeleito em eleição direta para seu segundo mandato, Partido dos Trabalhadores – PT, vice José Alencar.
Assume em grande popularidade jamais vista no Brasil, derrota o ex-governador de São Paulo Geraldo Alkimin (PSDB). Continua as mudanças, mas não radicais da economia e estrutura, mas também a corrupção e o empreguismo partidário.

Em 01 de janeiro de 2007, em Porto Alegre, toma posse no Palácio Farroupilha à primeira mulher a governar o Estado do Rio Grande do Sul a Sra. Ieda Crucius (PSDB), assumindo seu posto no Palácio Piratini, vencendo o agora ex-governador Germano Rigotto (PMDB).

Em 2008, em Porto Alegre, as obras do Programa Integrado Sócio Ambiental – PISA ganham maior impulso com a construção das estações e canalização do duto forçado para a futura estação de tratamento de esgotos na Serraria, duto que segue por terra da antiga Usina do Gasômetro até o Arroio Cavalhada, e sob o Lago Guaíba da Estação do Arroio Cavalhada próximo do bairro Assunção e da Vila Guaíba, até o bairro Serraria, zona sul.

Em 2008, em Porto Alegre, correu a lista para a Emenda Popular para a barragem de candidatos ficha suja as eleições, também assinei esta lista na Esquina Democrática em 2008.
Com mais de 1.3 milhões de assinaturas de cidadãos de todo o Brasil, foi alterada a forma e votada na Câmara a conhecida Lei da Ficha Limpa, foi aprovada, sendo levada ao STF para análise de sua aplicabilidade já nas eleições de 2010 ou a partir de 2012, após empate 5 a 5, venceu 2012.

Em 17 de setembro de 2008, em Porto Alegre, a governadora Ieda Crusius revelou a um interlocutor que certa vez já governadora, pediu uma varredura em seu gabinete. Três agentes da Polícia Federal apareceram para a inspeção e disseram nada ter encontrado. Foi à deixa para ela brincar com o assessor:
- “Bem se já não estava grampeada, acabei de ser.”
Ieda considera a Polícia Federal do Rio Grande do Sul um feudo que age sob forte influência de Tarso Genro, seu adversário político e ministro da Justiça.

- Já dentro do PT quem tem que se cuidar é Tarso Genro, com a decisão de voltar com força total em 2009 de José Dirceu, seu adversário ideológico dentro do partido, tentando disputar poder dentro do PT – Partido dos Trabalhadores.

Distribuição de Renda
Em junho de 2009, no Brasil, entre seis regiões metropolitanas pelo IPEA, Recife, Salvador, Belo Horizonte, Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre, a Região Metropolitana de Porto Alegre foi a que apresentou menor número de habitantes em condição de pobreza: - 25,7%.
É a menor desigualdade social, fato que indica menor concentração de renda.

- O bairro Assunção, composto pela Vila Assunção, antiga Vila dos Pescadores e Vila dos Sargentos, foi considerada área nobre de Porto Alegre. A taxa de analfabetismo é de 1,1% e o rendimento médio dos responsáveis por domicílio é de 31, 4 salários mínimos. É o terceiro bairro de maior poder aquisitivo da cidade. (fonte: - observapoa)

Em 03 de setembro de 2009, em Porto Alegre, saiu à lista das cidades brasileiras que mais oferecem recipientes e transporte para coleta seletiva do lixo.
Porto Alegre (RS) está empatado com Curitiba (PR) com 100% da população atendida, onde apenas 7% das cidades brasileiras são atendidas.

2010
A Belle Époque da Villa Guayba

- Porto Alegre é um “Museu a céu aberto”, poucos, mas bons exemplares dos mais diferentes estilos arquitetônicos dos últimos séculos, concentrados principalmente no Centro da cidade e nos bairros mais antigos, como Moinhos de Vento, Azenha, Medianeira, Glória, Floresta, Navegantes, Auxiliadora e Petrópolis.
Toda a modernidade que atualmente é diária chega à cidade quase que automaticamente, sintomas da globalização, assim como todos os vícios e modismos.

Em 2010, em Porto Alegre, as ruínas do pujante Estaleiro Só e Cia. (Estaleiro Só S.A.), fundado em 1870 e fechado em 1995, na Ponta do Mello, na zona sul.
Suas últimas paredes são derrubadas para a construção de um grande empreendimento imobiliário o chamado Pontal do Estaleiro, que mudará a fisionomia da orla do Guaíba e da cidade.

- Na Vila Guaíba (antiga Vila dos Pescadores), com a demolição do Estaleiro Só, perdeu uma parte da identidade da comunidade, que tinha a empresa como um ponto de referência na Ponta do Mello, destino de retorno da “procissão fluvial” de Nossa Senhora dos Navegantes realizada na antiga Vila dos Pescadores anualmente em fevereiro.

Em 2010, em Porto Alegre, já tem 650 mil carros, quase 1 carro para cada 2 pessoas.

Em 2010, em Porto Alegre, no terceiro milênio, chega como grande metrópole cosmopolita, não perdeu seu estilo provinciano e diferente de ser – Uma Cidade Cidadã.

Em 26 de outubro de 2010, em Porto AlegreVila Guaíba (antiga Vila dos Pescadores), comemorou-se, às 19h, uma importante doação feita pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul (Fiergs).
A Associação Beneficente Nossa Senhora da Assunção – ABENSA, recebeu 13 computadores.
Foi inaugurada a biblioteca, com mais de 2,5 mil livros, e haverá uma homenagem aos idosos da comunidade.

Ocorreu o lançamento do blog “Pescadores da Vitória” e do resgate fotográfico da origem da vila que irá comemorar 70 anos em 2011.
O encerramento contou com apresentação cultural e musical, com a participação da Descentralização da Cultura. O evento foi realizado no salão paroquial Nossa Senhora dos Navegantes (Avenida Guaíba, 46). 
Por Carmencita Hessel, do Conselho de Blogueiros

A foto mostra antigos alguns dos primeiros moradores do lugar.


Em 31 de outubro de 2010, no Brasil, nas eleições em segundo turno é eleita a primeira mulher Presidente do Brasil, Sra. Dilma Roussef, natural de Minas Gerais, Partido dos Trabalhadores – PT.

- Em 1973, Dilma Roussef muda-se para Porto Alegre e se casa com o ex-deputado gaúcho Carlos Araújo, onde morava na zona sul de Porto Alegre, na Vila Assunção (vizinha a Vila Guaíba), filiada ao PDT, onde assumiu cargos no Governo Estadual e Municipal e depois foi para o PT, onde acabou primeiro Ministra das Minas e Energia e depois Ministra Chefe da Casa Civil do governo do PT, por escolha a cabresto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, como o saudoso Júlio de Castilhos, Borges de Medeiros e Getúlio Vargas, foi eleita Presidente da República.

Jingle:
 “Meu Brasil, ta querendo Dilma,
Meu Brasil, ta querendo continuar,
Na força, na raça,
O povo te abraça,
Agora é a vez, da Dilma mulher!”

Em novembro de 2010, na Vila Guaíba, as “Pescadoras” integrantes do Grupo dos Pescadores da Vitória, no seu Clube de Poesia ministrado pelo oficineiro Diego Petrarca, dentro do projeto de “descentralização da cultura” editaram no final do curso um livro de poesias em parceria a Região Sul – Vila Assunção com a Vila dos Sargentos, Vila Cruzeiro e Região Leste – Bom Jesus e Prefeitura Municipal de Porto Alegre, onde expressaram o melhor de suas qualidades e da comunidade.
Livro: - Pescando Palavras
Capa: - Iara Bauer da Vila Guaíba
Maio/Nov-2010
Poesias dos autores selecionados:
Helena Braga
Iara Bauer
Mara Andretta
Maria do Carmo B. Vasconcellos
Mariana Braga Vasconcellos
Paulo Kroeff

Em 04 de novembro de 2010, no Brasil, o resultado do Censo Nacional – IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) confirma que a população de Porto Alegre, foi a que menos cresceu entre as capitais brasileiras, apenas 50 mil pessoas em 10 anos, ou 5%.
Porto Alegre: 1.409.532 habitantes.

Em 07 de novembro de 2010, em Porto Alegre, pela primeira vez o Beatle Paul Mackartney faz apresentação em mega-show no Estádio Beira Rio do Sport Club Internacional, show com 3 horas de duração, num português arrastado.

Em 07 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, com grande queima de fogos o Sport Club Internacional fez uma sessão de cinema no Estádio Beira Rio (em obras para a Copa 2014) para mais de 27 mil torcedores assistirem o filme do time e dar o apoio na despedida do Inter rumo a ABUH DAB nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, para disputar a Taça de Campeão do Mundo, pela segunda vez em cinco anos.

Em 07 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, reabre o Terminal 2 do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na verdade este terminal nada mais é que o antigo Aeroporto Salgado Filho, que não foi demolido após a construção do novo terminal, e agora serve como opção devido a grande demanda, que o novo já na mais suporta.
O Terminal 2 inicia com os vôos da empresa Web Jet, e a partir do dia 15 de dezembro os vôos da empresa Azul, desafogando e dando mais conforte e qualidade de atendimento até a duplicação do novo terminal.

Em 20 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, foi entregue o abaixo assinado, com 880 assinaturas, em que a comunidade da Vila Assunção se posicionou contra a alienação das “passagens de pedestres” ainda restantes no bairro. O sistema de circulação, gerado pelo projeto original do loteamento da Di Primo Beck, do final de década de 1930, e que diferencia o bairro como um Balneário e concedem um charme a vila.

- As áreas que ainda não foram vendidas, estão abandonadas, sem qualquer tipo de manutenção ou infra-estrutura.

Em 20 de dezembro de 2010, segunda-feira, pelas 11h00min da manhã, em Porto Alegre, é inaugurada pela governadora Ieda Crucius e demais autoridades o novo Sistema de Travessia Fluvial de Porto Alegre/Guaíba através de catamarã sobre o Guaíba, depois de 50 anos desativado sem a disposição do serviço a população.
Com saída do Porto de Porto Alegre junto a Estação Mercado do Trensurb até o trapiche na cidade de Guaíba.
Serão duas embarcações, com capacidade de 120 lugares, ar condicionado, TV, poltronas e sistema de segurança, farão 28 viagens diárias a partir de março de 2011, depois de muitos testes e construção das estações.

- A Vila Guaíba tem interesse neste modal, e acompanha seus desmembramentos, por ter cais de embarque no antigo Estaleiro do DAER, umas das embarcações (catamarã), está estacionando no Iate Clube Guaíba, próximo a comunidade.

Em 22 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, a governadora Ieda Crusius assina portaria de inícios das obras do projeto de estruturação e reurbanização do Caís do Porto de Porto Alegre, o famoso Projeto Cais Mauá.

Em 24 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, o fechamento da Estação de Bombeiros da Vila Assunção, prédio histórico da Vila dos Pescadores, dependerá do movimento na zona sul durante o veraneio. Quando o posto estiver fechado, as ocorrências serão repassadas para as estações mais próximas, como Estação Teresópolis e Central.

Em 24 de dezembro de 2010, na Vila dos Pescadores (atual Villa Guayba), na rótula entre as Avenidas Guaíba e Pereira Passos, em frente à Estação de Bombeiros, no espaço vazio da continuação da Praça Tabira, carros e ônibus utilizam o espaço como estacionamento, quem vai em direção ao Centro, não consegue enxergar o trânsito que vem no sentido contrário.
A EPTC orientou os motoristas a não estacionarem sobre a praça. (ZH Zona Sul, 24.12.2010)

Em 24 de dezembro de 2010, em Porto Alegre, depois de três meses de espera, os artistas plásticos e artesão da Zona Sul estão a um passo de conquistar o espaço para divulgara seus trabalhos.
Foi aprovado na Câmara de Vereadores, o projeto de criação da Feira de Artesanato da Praça Comendador Souza Gomes, entres as Avenidas Wenceslau Escobar e Otto Niemeyer e a Rua Sargento Nicolau Dias de Farias.
A proposta do vereador João Carlos Nedel, surgiu de um pedido feito pela artesã Margaret Manzoli.
Falta somente assinatura do prefeito José Fortunati. A idéia é que a feira ocorra nos finais de semana, no sábado ou domingo, a definir com a SMIC. (Interessados, contato com a artesã Margaret Manzoli, 3024-1431)

Em dezembro de 2010, em Porto Alegre continua o descaso:
- As Praias do Guaíba, continuam sujas, mal cuidadas, além das águas poluídas, a quantidade de lixo jogado de todas as partes da cidade e rios abaixo, e ainda a incompetência da Prefeitura e seu departamento de limpeza urbana na manutenção do espaço de orla.
Se Porto Alegre fosse uma cidade balneária e turística morreria de fome, compromisso, capricho e responsabilidade.
Qual a dificuldade de se fazer uma grande limpeza da orla com podas, retirada das caliças da beira da praia, nivelar estas praias e depois manter com equipe de limpeza diária, este um dos principais se não o maior cartão postal de Porto Alegre – Veremos.

2011
70 Anos Villa Guayba
(Antiga Vila dos Pescadores) – retorno as Tradições
30 Anos Capela Nossa Senhora dos Navegantes

Em 2011, através do resgate histórico desta comunidade impar pela pesquisa dos fatos, dados, e homens e mulheres-memórias, agregando todo o teor da celebração e sofisticação e auto-estima para com seus moradores.
A antiga Vila dos Pescadores (1941),
Alterada para Vila Guaíba (1980).

Em 2011, em homenagem as comemorações de 70 Anos da antiga Vila dos Pescadores, alterado pela peculiaridade para Vila Guaíba, novamente alteramos a grafia do nome da comunidade para Villa Guayba.

- A fundação da Vila dos Pescadores, e a sua relação, com as tradições Portuguesas de laços Açorianos; com o Lago Guaíba, a Pesca, os Pescadores, a Conscientização e Defesa do Ambiente, e este com a Cidade de Porto Alegre.

Sofisticar pela história da comunidade é a idéia, mesmo se sabendo a realidade do vilarejo.

A Nova Identidade Visual

- AA nova nomenclatura do nome da comunidade para “Villa Guayba”, origem da expressão Vila Guaíba, antiga Vila dos Pescadores, - denota da temporariedade, pois a comunidade é antiga, estabelecida, tem memória e tradições lusitanas principalmente.

- A expressão Villa com 2 (dois) “L”, remetendo a escrita antiga da língua portuguesa.
- A expressão Guayba com “Y” nos remetendo sempre ao passado (no caso o passado da palavra que era escrita na expressão indígena GUAHYBA), justificando o estado temporal local.
- Utilizamos a fonte: - Vivaldi para sofisticar a forma escrita da expressão e nos remeter sempre ao passado, a nossa história, aos fundadores, os índios, espanhóis e portugueses.

Empregamos as charmosas expressões “Vila e Vilarejo”, sem medo da conotação no Brasil. Largamente utilizada como identificação de lugar na Europa, principalmente Portugal.

- Todas as expressões e nomes, vinculam a comunidade ao rio (lago) Guaíba, a pesca, a cultura Portuguesa e Açoriana e o lado temporal com a Vila Assunção.
- A sede social da Associação Comunitária, será a “Casa do Pescador”,
- O salão paroquial da Capela N. S dos Navegantes, será a “Casa das Pescadoras”.

Em 1º de janeiro de 2011, no Brasil, em Brasília (DF), Dilma Roussef (01.01.2011-01.01.2015), trigésima sexta presidente da República, natural de Minas Gerais, Partido dos Trabalhadores – PT, Vice-Presidente é o deputado federal Michel Temer, atual presidente do PMDB e da Câmara dos Deputados.

Nota:
- A primeira mulher a governar o Brasil, não de fato, foi à rainha de Portugal D. Maria I, no Brasil Colônia e Reino Unido, depois foi a Princesa Isabel em forma de regência por várias vezes na ausência de D. Pedro II seu pai, durante o Império do Brasil.

Em 12 de janeiro de 2011, hoje 24h41min, em Porto Alegre, em comercial na TV, a Caixa Econômica Federal S.A., está comemorando 150 anos desde sua criação no Império do Brasil por autorização de S.M.I. D. Pedro II.
Com a apresentação da atriz Glória Pires, a chamada:
Eu estava lá!
Caixa 150 Anos

Em 08 de abril de 2011, sexta-feira, as 19h00min, na Villa Guayba, na Casa das Pescadoras (Salão Paroquial), em evento organizado pelo Grupo dos Pescadores da Vitória, foi realizado a comemoração ao Dia Internacional da Mulher, com grande fluxo de autoridades, munícipes e membros da comunidade.
Com homenagens, apresentações, música ao vivo e coquetel, muita diversão e satisfação, um verdadeiro retorno ao passado:
- “um Sarau de Emoções na Villa”.

Em 13 de junho de 2011, em Porto Alegre, o Clube de Mães da Vila Assunção celebrou 43 Anos, comemorado em assembléia festiva, um jardim compartilhado entre sócios, amigos e convidados para homenagear as fundadoras e ex-presidentes. O coral abrilhantou a festa, chá, doces e salgadinhos encerram a comemoração.

Em 21 de junho de 2011, em Porto Alegre, com expressiva participação dos moradores da Vila Assunção e da Villa Guayba (antiga Vila dos Pescadores) na etapa do 5º Congresso da Cidade, conforme ZH Zona Sul de 24/06/2011:
“Dos mais de 30 bairros que receberam as reuniões, estima-se que o encontro no Salão Paroquial Nossa Senhora da Assunção, tenha sido o maior público até então.”
Os participantes não se limitaram ao comparecimento e aproveitaram para expor os desejos para a região.
Desta participação definiu-se um Comitê de Articulação e Mobilização, com 12 participantes da Vila Assunção e da Villa Guayba do Bairro Assunção:
- Álvaro Carvalho, Carmem Assumpção, Cléa Joelice Passuello Sandri, Dilci Teixeira, Estevão Navarro da Rocha, Helena Braga, Jaime Müller, José Roque BarcelosLuiz Augusto Dias da Silva, Neca Silveira, Nereu Roberto Braga, Roberta Tesch Barreto Garcia.
- A principais propostas giram com relação à orla, regularização fundiária, trânsito, infra-estrutura e meio ambiente.

Em 03 de julho de 2011, domingo, em Porto Alegre, depois de muita espera e planejamento, aconteceu à comemoração dos 70 Anos da antiga Vila dos Pescadores (atual Villa Guayba), no bairro Assunção, zona sul da cidade.
Os fundadores ali chegaram em 1941, vindos da Ilha da Pintada durante a grande enchente em Porto Alegre e geraram uma pequena comunidade encravada no promontório no Morro Cristal na Ponta do Dionísio entre os Clubes Veleiros do Sul e Sava Clube, junto à orla do Guaíba.

- Neste mesmo dia foi comemorado os 30 Anos da Capela Nossa Senhora dos Navegantes, fundada em 28 de junho de 1981, segundo templo católico da cidade com invocação a Nossa Senhora dos Navegantes “padroeira de Porto Alegre”.

- A comemoração iniciou cerimônia cívica de hasteamento das bandeiras, inclusive da comunidade, comandada pelo Grupo de Escoteiros do Mar – Passo da Pátria, em frente ao salão paroquial – Casa das Pescadoras.
Foram eventos e atividades durante todo o dia, que agregou toda a comunidade.
No final da tarde houve missa festiva com coral na Capela para a adoração a Nossa Senhora dos Navegantes, a padroeira da comunidade.
Par encerrar houve a confraternização com bolo de aniversário, parabéns, discursos, promessas e compromissos fechando com a entrega de brinquedos para as crianças da comunidade.
O evento teve a presença do prefeito municipal José Fortunatti e sua esposa, vereadores, diretores de entidades municipais e filantrópicas, comissão organizadora, visitantes e a comunidade.

- Foi um congraçamento fechado com “Chave de Ouro”, após 70 Anos de altos e baixos, mas com o Orgulho e manutenção de suas Tradições.

Em 07 de julho de 2011, quinta-feira, na Villa Guayba, após promessa do presidente da EPTC na festa dos 70 Anos (03/07), se tornou realidade à demanda da comunidade com a colocação de redutores de velocidade (lombadas) na Avenida Guaíba, paralela a vila.

Em 25 de julho de 2011, 19h30min, segunda-feira, em Porto Alegre, no salão paroquial da Igreja Nossa Senhora da Assunção, foi realizada a primeira reunião do Comitê de Articulação e Mobilização, entre a Vila dos Pescadores (atual Villa Guayba) e Vila Assunção, sobre as reivindicações do bairro para o 5º Congresso da Cidade.
O grupo definiu três metas para o bairro:

Em 12 de agosto de 2011, sexta-feira, 19h00min, em Porto Alegre, foi realizada a cerimônia de posse dos novos Conselheiros e Delegados da OP – Orçamento Participativo, no Palácio do Comércio, salão dos espelhos, representando a Villa Guayba o delegado da OP JPM, a presidente do Grupo dos Pescadores da Vitória Sra. Dilci Teixeira e a artista plástica Iara Bauer. Estiveram presentes o prefeito municipal José Fortunati, o secretário Busatto, o presidente da Carris, COMTU e demais autoridades, conselheiro, delegados e convidados.

Em 19 de agosto de 2011, sexta-feita, em Porto Alegre, foi realizado encontro de líderes no Hotel Embaixador: - “Conhecendo a Mobilidade Urbana e o Transporte Coletivo de Porto Alegre”, promovido pela UAMPA – União das Associações de Moradores de Porto Alegre.
A Villa Guayba foi representada pelo seu delegado da OP Jaime Pires Muller.
O encontro foi aberto pelo presidente da UAMPA, representante da Trensurb, EPTC, Carris, depois Secretaria de Turismo, Metroplan, COMTU, Prefeito Municipal José Fortunati, que fez um pronunciamento forte e taxativo, o deputado estadual Carrion Jr (representando a Assembléia Legislativa), finalmente o representante da Alstom, estava presente o vereador Paulinho Rubem Berta, ATM, ATP, consórcio Conorte que apresentaram as soluções e obras programas voltadas a mobilidade humana até a Copa 2014 e o Metrô da Capital que se estenderá por previsão otimista até 2025.

- Porto Alegre nasceu no Brasil Colônia, passou pelo Reino, Império e chegou à República liderando o “Pensamento Livre”.

Fim da Cronologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário